Reforma Área Gourmet

O tema da semana aborda a reforma da Área Gourmet.

Muitos clientes e amigos tem me procurado para reformar a cozinha ou fazer uma área gourmet externa. Na maioria dos casos eu vejo que os clientes não sabem que dependendo do projeto, ele deverá passar por uma aprovação junto à Prefeitura.

Então eu resolvi usar o post de hoje para além de dar dicas, orientar em relação aos casos que necessitam de aprovação, o porquê e como proceder.

Fica comigo que vou te explicar direitinho: o que pode, o que não pode, o porquê e como fazer.

Bom, acredito que todo mundo ao menos já ouvir falar nesse termo “área gourmet”. Mas o que seria? Basicamente é uma área social da casa ou apartamento destinada:

– ao convívio dos moradores em momentos de lazer, relaxamento e descontração;

– a recebe os convidados;

Sempre de forma agradável e descontraída, pois em sua maioria é um ambiente mais aberto e fresco. E muito importante, para nós brasileiros que adoramos um churrasco, é onde a churrasqueira costuma ficar.  Ou seja, um lugar de para aproveitar mesmo.

Nesse sentido, buscando o sonho de uma área gourmet incrível, os apartamentos de cobertura e com área privativa se tornam muito atraentes. Isso porque as pessoas pensam que tem toda aquela área para aumentar no seu apartamento construindo a área de lazer. Pois é, NÃO É BEM ASSIM. Muita calma nessa hora, vamos entender melhor isso:

O que pode

– Reformar uma área existente. Sem acréscimo ou decréscimo da área construída:

Se no seu caso você apenas quer reformar uma área existente, sem aumentar ou diminuir a cobertura e estando o apartamento todo regular junto à Prefeitura, então não há problema em começar a obra.

Você tem liberdade e autonomia para reformar uma área que já consta como sua. Sempre é indicado ter o apoio de um profissional gabaritado para os casos de retirada de parede e acréscimos de equipamentos pesados, pois a estrutura da edificação não pode ser abalada ou comprometida.

Cozinha-Gourmet

São os casos de Cozinhas e Varandas Gourmet.

Varanda-Gourmet

Varanda-Gourmet2

O mesmo se aplica às áreas destinadas ao uso coletivo, como áreas gourmet de condomínios.

O que não pode

-Reformar construindo mais área. Aumentar, ou diminuir, a área do apartamento ou casa, sem aprovação:

Quando se aumenta a área construída, você deve procurar um profissional para verificar dois pontos importantes:

– se há a possibilidade de aumento da área da edificação, pois cada lote tem uma capacidade construtiva específica que deve ser respeitada;

– se a estrutura da edificação suporta essa alteração, esse aumento de carga.

Area-Gourmet4

Area-Gourmet3

Novamente, é indicada a assistência de um profissional para averiguar estes pontos e tomar as medidas cabíveis para dar continuidade à reforma de forma legal. O mesmo se aplica às áreas destinadas ao uso coletivo, como áreas gourmet de condomínios.

Porque não pode

Nos casos descritos acima, apenas uma verificação correta poderão indicar se há ou não a possibilidade de seguir com o planejamento de construir a área externa.

Tendo a possibilidade de aumento da área construtiva da edificação, é necessária saber se a estrutura aguenta ou se serão necessários reforços.

Area-Gourmet6

Area-Gourmet5

E agora, como fazer?

Sabemos que ainda é comum que as pessoas comecem uma obra de acréscimo, principalmente em apartamentos de cobertura e área privativa, sem que esta tenha sido aprovada junto à Prefeitura. No entanto, muitas pessoas não tem noção de que há sim uma necessidade desta aprovação. Pois este tipo de construção é caracterizada como ilegal, e sendo assim, está passível de multa, regularização ou mesmo demolição.

A fim de evitar todo este desgaste e ter a tranquilidade de usar de forma consciente os seus bens, o conselho que dou é sempre proceder de forma correta.

Então, depois de averiguar e confirmar a possibilidade de construção, deve-se providenciar um projeto completo da área acrescida para Aprovação junto à Prefeitura. Seguindo os tramites usuais de uma aprovação, após a sua aceitação a obra poderá ocorrer de forma normal, deixando o proprietário tranquilo quanto à sua legalidade para poder aproveitar.

Area-Gourmet1

Area-Gourmet

Agora que você já sabe que deve tomar alguns cuidados antes de reformar a área gourmet, procure um profissional, faça tudo dentro da lei e aproveite o seu novo espaço!!!

E então, gostou das dicas? Não deixe de colocar em prática e tenha uma ótima reforma. 

Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.

 

*Fontes:

marciaarcaro.com.br; flaviagerab.com.br; claudiahypolito.com.br; instagram.com/stucci_arquitetura; rbparquiteturaeinteriores.com.br; mlisboa.com.br; denisemacedo.com.br

Leave a Reply

Contatos

+55 31 99175 9712 (w/ whatsapp)
+55 31 98491 5801

contato@impelizieri.arq.br

Impelizieri Arquitetura ® . Todos os direitos reservados.