Decoração – Quarto Infantil

Olá!!! Essa semana estou muito animada!!!

Sabe por quê? As dicas serão para decorar o quarto dos pequeninos.

Sim, é isso mesmo, muitas ideias para deixar o quarto do seu baixinho um sonho.  E me diz uma coisa, o que é mais prazeroso do que ver em seu rostinho aquela carinha de encantamento e animação para animadíssimo para brincar logo? Nada né…

Bom, que criança é tudo de bom, já sabemos. Deixar elas felizes e radiantes então, não tem preço.

O espaço onde ela vai viver e crescer influencia, e muito, na sua evolução e na pessoa que irá se tornar como na personalidade, confiança, valores, entre outros. Este espaço, além de ser feito com muito carinho deve transparecer esse cuidado. Deve também proporcionar um ambiente propício ao autoconhecimento, aprendizagens variadas e muita diversão.

As crianças possuem uma energia e alegria especial, que é realmente só delas e que tem enorme poder. Só a presença de uma criança já influencia drasticamente a energia do lugar e pessoas presentes. Sendo assim, é preciso proporcionar espaços onde ela se desenvolva em suas habilidades e use parte desta energia.

A decoração de quarto infantil é muito divertida, não só para o baixinho, mas para todos os envolvidos, principalmente os pais. É quase como voltar a ser criança. As possibilidades de conceitos e abordagens para a decoração do ambiente são realmente muitas e atendem desde os mais pequetitos até os maiorzinhos. No entanto, o que não muda é a alegria deles em ter um espaço que seja a sua cara, alegre e animado.

Devido ao tema ser tão bacana, essa semana tem uma novidade muito boa.

A participação da queridíssima Branca Dardot do ATELIER VILA DAS CORES. O convite foi feito com o intuito de inspirar e ajudar nessa hora tão especial. Com toda sua experiencia na área, tenho certeza que poderá contribuir muito. Separamos alguns trabalhos lindos do Vila das Cores e também outros que possuem ideias divertidas para te inspirar ainda mais.

Braca-Dardot

 “Meu trabalho tem uma linguagem atemporal, não sigo modismos pois acredito que os quartos devem ser feitos para durar e acompanhar a criança o maior tempo possível. O projeto deve ser pensado a longo prazo com previsão de adaptações de acordo com a fase.”

“Utilizo o acrílico sobre tecido que é um material exclusivo do Vila das Cores, ele permite uma criatividade sem limites e resultados surpreendentes, além de ser antialérgico, prático e durável.”

“Minha primeira dica para os pais que estão começando a projetar o quarto dos seus filhos é que planejem com cuidado antes de começar a fazer as compras para o quarto. Já tive vários clientes que encomendaram os móveis sem planejar e quando chegaram até mim para fazer a decoração vi que eles não caberiam ou não eram ideais para o local.

Gosto muito de trabalhar com a parceria de arquitetos e designers pois as ideias se somam e a criatividade rola solta, sempre com muito foco no aproveitamento e harmonia do espaço e no bem viver da criança. Aí vão alguns quartos projetados por profissionais que tiveram o toque das peças em acrílico do Vila das Cores.”

Vila-das-Cores-Quarto-Infantil

Vila-das-Cores-Quarto-Infantil2

Vila-das-Cores-Quarto-Infantil7

Vila-das-Cores-Quarto-Infantil8

Vila-das-Cores-Quarto-Infantil9

“O segundo passo é a escolha do tema (ou a escolha de não ter um tema específico), que ajuda a direcionar a criação e colabora na escolha dos detalhes e das cores que serão utilizadas no projeto. Muitos pais chegam com uma ideia pronta quando são apaixonados por algum tema específico como um esporte, hobby ou até profissão! O quarto do Davi, no tema Yellow Submarine é um exemplo de um pai músico que é apaixonado pelos Beatles e que já sabia desde o início o tema que escolheria.”

Vila-das-Cores-Quarto-Infantil4

Vila-das-Cores-Quarto-Infantil3

Interatividade, Leveza e Espaço Livre

“Outra coisa importante é lembrar de deixar espaço livre para a criança brincar no chão do quarto! No quarto da Sofia já existia um armário grande onde os brinquedos ficavam organizados, por isso foi possível manter bastante espaço livre para as brincadeiras.

Vila-das-Cores-Quarto-Infantil5

A decoração deve valorizar e alegrar o ambiente de forma suave, aqui vale o lema “menos é mais”. O quarto infantil já tem muitos elementos coloridos como brinquedos, livros etc e a decoração tem que equilibrar com esses elementos.

Vila-das-Cores-Quarto-Infantil6Gosto bastante de ambientes interativos que tenham por exemplo quadros para desenhar e imantado para colocar fotos. A mesa infantil e um cantinho que estimule a leitura também não podem faltar! Nesse projeto também destaco o mini tatame que convida os pais a interagirem com o quarto no momento de contar histórias.”

(Vila das Cores: Pintura parede listrada e apliques em acrílico)

Espero que tenha ajudado um pouquinho! Até a próxima… Abraços! Branca Dardot

Mais algumas inspirações para que não falte ideia na hora de decorar.

Cores, Muitas CoresQuarto-Infantil-Cores

As cores realmente são uma das marcas das crianças. As cores podem ser alegres ou pasteis, não importa, elas dão vida e alegria ao espaço e as crianças adoram.

Quarto-Infantil-Cores4

A mistura de cores em estampas, texturas e padrões gera combinações lindas. As cores podem estar as paredes em forma de papel de parede ou pintura, mas também podem estar presentes nos mobiliários como camas, poltronas e armários.

Quarto-Infantil-Cores5

Quarto-Infantil-Cores7

Quarto-Infantil-Cores8

Marcenaria Original

A marcenaria é parte fundamental no projeto de qualquer ambiente. Na decoração de quarto infantil ela consegue ser muito versátil, proporcionando espaços de dormir e brincar ao mesmo tempo. Formatos, cores e funções diferenciadas, a marcenaria é determinante no resultado final.

Quarto-Infantil-Marcenaria

Quarto-Infantil-Marcenaria2

A marcenaria se pensada para ser o ponto central do projeto e representar tudo um conceito de uso e espaço proporciona espaços incríveis, que possibilitam que a criança se sinta em uma floresta ou no jardim, por exemplo, mesmo estando dentro de casa. É como se ela proporcionasse a materialização do sonho dentro do espaço. Incrível não é?!

Quarto-Infantil-Marcenaria7

A marcenaria mesmo se não usada de forma ousada e lúdica ainda possibilita uma melhoria, ou mesmo novas alternativas, de uso e disposição do ambiente bem como sua funcionalidade, de acordo com o gosto e imaginação do usuário.

Quarto-Infantil-Marcenaria4

E se os móveis forem escolhidos ou desenhados com muito capricho, o resultado é muito lindo, e ainda por cima personalizadíssimo.

Quarto-Infantil-Marcenaria5

Aventura

As crianças gostam muito de brincar, sendo assim, é muito legal proporcionar espaços onde possam praticar atividade, mesmo esporte, ainda mais para os baixinhos com espírito aventureiro. Ideal para os mais agitados, pois já conseguem gastar um pouco da energia, mesmo antes de sair do quarto.

Quarto-Infantil-Aventura

Quarto-Infantil-Aventura7

Espaços que incentive suas atividades motoras, percepção de espaço e equilíbrio são importantes no seu crescimento. Além de poder proporcionar espaços personalizados de acordo com o gosto e imaginação do usuário.

Quarto-Infantil-Aventura4

Quarto-Infantil-Aventura5

Detalhes

Pequenos detalhes na decoração fazem toda a diferença. Quando não se quer investir muito em um ambiente busque ajuda nos detalhes. Eles não falham.

Quarto-Infantil-Detalhes

Podem ser luminárias ou a própria iluminação que já conseguem proporcionar um efeito diferenciado ao espaço, trazendo muto charme e aconchego.

Quarto-Infantil-Detalhes5

Quarto-Infantil-Detalhes3

Elementos lúdicos como balanço e objetos específicos que remetem a algum tema que a criança goste pode orientar toda a decoração do quarto, por meio de sua cor, forma ou ideia.

Quarto-Infantil-Detalhes6

Montessoriano

Os famosos quartos montessorianos, provenientes do Método Montessori, se encontram ganhando adeptos. Se trata de basicamente propiciar à criança maior autonomia e assim, liberdade e independência desde cedo para desenvolver as suas habilidades naturais e se divirta sozinha.

Quarto-Infantil-Montessoriano

O ambiente é pensado para que a criança não dependa dos pais, nem mesmo para sair da cama, por isso as camas são baixinhas ou no chão.

Quarto-Infantil-Montessoriano3É bacana proporcionar um ambiente com possibilidades para que a criança se diverta sozinha, como livros e brinquedos ao seu alcance, quadro de giz, entre outros elementos que a ajudam a desenvolver as suas habilidades motoras e intelectuais contribuindo, assim, para o seu crescimento.

Quarto-Infantil-Montessoriano2

Como o tema de Quartos Montessorianos vem sendo muito procurado, vou dedicar um post inteiramente a ele. OK? nas próximas semanas ele estará no ar. Não perca!!!

Agora que já viu tanta coisa linda e está cheia de ideias, anima ajeitar o cantinho do filhote?

Gostou das dicas? Não deixe de colocar em prática e tenha uma ótima reforma. 

Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.

 

*Fontes:

imagens Atelier Vila das Coes e Pinterest

Leave a Reply

Contatos

+55 31 99175 9712 (w/ whatsapp)
+55 31 98491 5801

Av. Engenheiro Carlos Goulart, 24, 6º andar, Buritis – BH/MG

contato@impelizieri.arq.br

Impelizieri Arquitetura ® . Todos os direitos reservados.