Decoração – Quarto Infantil Montessoriano

Como prometido, o tema da semana é: Quarto Infantil Montessoriano, ou Montessori.

Já ouviu falar? Sabe o que significa?

Tudo bem, não se preocupe. Fica comigo que eu irei te mostrar o que é e o motivo de sua procura crescente.

No post passado eu falei brevemente sobre o assunto, mas hoje iremos mais a fundo e daremos dicas importantíssimas. 

Vamos lá?Maria-Montessori

Quarto-Montessori1

Quarto-Montessoriano

Tais quartos se embasam no Método Montessoriano de Pegadogia criado por Maria Montessori, pedagoga e médica, nascida em 1870 na Itália. Sendo assim, hoje se pensa em quartos projetados e estruturados de acordo com a ótica da criança e não do adulto. Isso possibilita que eles circulem livremente e explorem os objetos e espaço ao redor, pois tudo é dimensionado de forma a ser acessível a eles.

Essa semana chamei mais uma vez a querida Branca Dardot do ATELIER VILA DAS CORES para contar um pouquinho sobre o quarto montessoriano que fez para a pequena Clara.

 

Branca-Dardot

“Quando sugeri aos meus clientes um Quarto Montessoriano, eles ficaram muito animados com a ideia, mas tinham uma grande preocupação com a segurança da Clara, que tinha 8 meses e sairia do berço para ganhar a liberdade e a autonomia de dormir em uma caminha no chão. Com o tempo perceberam que era exatamente o contrário, como o quarto foi todo pensado com esse foco, na realidade ele ficou muito mais seguro para a pequena.

Quarto-Montessori- Vila-das-Cores4

O primeiro passo foi definir a planta pensando em um layout que permitisse bastante espaço para engatinhar, curtir e brincar livremente. Como o quarto já tinha armário embutido e no apartamento havia outro quarto com a cômoda, foi fácil deixar bastante espaço e não precisamos nos preocupar com quinas de moveis.

Um item muito importante é a escolha da caminha. Existem algumas no estilo montessoriano, (bem baixinhas e arredondadas), tem a opção do fouton ou até mesmo o tradicional colchão. Como o quarto da Clara tinha tábua corrida e como ela ainda era bebê, optamos pelo colchão. Não foi necessário colocar nada embaixo, mas como ela estava começando a engatinhar, precisávamos colocar um tapete cobrindo todo o chão.

Quarto-Montessori- Vila-das-Cores

Nas minhas pesquisas descobri que o E.V.A, muito usado em quartos infantis é tóxico e proibido em alguns países da Europa, por isso logo eliminei essa opção. Cogitei usarmos um tapete de algodão, mas não achei nenhum do tamanho necessário que fosse prático para lavar. Acabei achando no site  www.lojasdaskom.com.br uma ótima opção, os tapetes são feitos em polietileno (o mesmo material usado nas caixas de água), são antiderrapantes, super práticos para limpar e ainda são fofinhos!

Quarto-Montessori- Vila-das-Cores2

Fizemos vários rolinhos para colocar ao redor do colchão e em alguns cantinhos das paredes. E também muitas almofadas para auxiliar na proteção e dar mais aconchego ao quarto. Uma das coisas que gosto muito desse conceito é que o quarto convida os pais a interagirem mais com a criança em seu próprio espaço.

Para guardar os brinquedos sugeri os cestos emborrachados e de lona (bem fáceis de achar!), que são maleáveis, práticos e acessíveis para a criança.

Quarto-Montessori- Vila-das-Cores3

Agora finalmente a parte que mais gosto, a decoração!

Sobre o tema e cores do quarto, os clientes me deram carta branca e eu aproveitei para criar um quarto exclusivo e diferente, mantendo o foco na simplicidade e no lúdico.

Os tons suaves escolhidos tornaram o quarto mais aconchegante e o azul (pouco usado em quartos de menina) deram leveza e tranquilidade ao ambiente. Os adesivos desenvolvidos para o quarto ficaram na altura da criança e deram um toque bem alegre. Ah! E o espelho teve participação especial e ficou bem ao lado da cama (imagina acordar e ver essa coisinha fofa no espelho! Não tem como a Clara não acordar de bom-humor!).

Quarto-Montessori- Vila-das-Cores5

Espero que tenham gostado! Até a próxima.

Abraços!

Branca Dardot”

O bacana do método aplicado aos quartos é a possibilidade criada para libertar e estimular os reais instintos da criança, suas habilidades e amadurecimento, de modo a serem observados e compreendidos. Isso ajuda a promover o desenvolvimento da educação com base na evolução da criança, e não o contrário, como é o usual. Muito interessante, não é?

Bom, vamos então às dicas para proporcionar esses ambientes tão ricos e estimulantes:

Móbile

Essa dica é para os recém-nascidos, pois só conseguem focar em coisas que estão próximas, o móbile deve estar a 30cm do bebê. Além disso, o ideal nos primeiros meses de vida são os móbiles de cores contrastantes, como preto e branco, com diferentes formas e padrões para instigar sua curiosidade.

Quarto-Montessori2

Quarto-Montessori3

Cama Baixa

O berço dá lugar a camas baixinhas ou ao colchão no chão, a fim de dar maior liberdade de movimento à criança. É possível colocar proteções ao longo do colchão, junto a parede para evitar qualquer machucado se a criança for mais agitada.

Quarto-Montessori4

O interessante desta simples medida é a opção dada à criança a se levantar e brincar sozinha ao acordar e não depender mais do adulto. Já imaginou você acordar mais tarde no sábado, uma tranquilidade na casa, ir dar aquela espiadinha no quarto do filho e lá estar ele calminho, brincando sozinho? Incrível!

Quarto-Montessori5

Escala

Outro ponto importante é a escala. Como dito antes, é importante que o mobiliário seja do tamanho adequado à criança. Os objetos e brinquedos devem estar à altura dos olhos e de suas mãos.

Quarto-Montessori6

Quarto-Montessori7

Menos é Mais

A decoração em questão deve ser mais simples, minimalista. Apenas utilizar o mobiliário necessário para o uso da criança, a fim de que ela tenha bastante espaço livre e liberdade para explorar o entorno. Importante lembrar de utilizar materiais com menor risco de causar acidentes, evitando quinas e coisas soltas.

Quarto-Montessori8

É legal fazer um rodízio com os brinquedos que ficam à vista, deixando poucos de cada vez, a fim de manter a organização do quarto e proporcionar maior autonomia e livre escolha à criança, com estímulos moderados.

Quarto-Montessori9

Espelho

Os espelhos são usados desde os bebês e servem para que a criança possa se conhecer e entender melhor, além de ter outra referencia além dos pais. Por questão de segurança, o ideal são espelhos de acrílicos, muito bem fixados à parede.

Quarto-Montessori10

Na fase de berço e engatinhar, o espelho é ideal na horizontal, sendo fixado ao lado da cama. Após os primeiros passos, deve ser colocado na vertical em outra parede.

Quarto-Montessori11

Agora que já entendeu melhor como funcionam os Quartos Montessorianos, o que achou? 

Gostou das dicas? Não deixe de colocar em prática e tenha uma ótima reforma. 

Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.

 

*Fontes:

imagens Pinterest e Vila das Cores

https://br.pinterest.com/pin/362399101242070396/ https://br.pinterest.com/pin/398427898259648585/ https://br.pinterest.com/pin/66428163223379994/ https://br.pinterest.com/pin/465630048951233227/ https://br.pinterest.com/pin/501025527276230525/ https://br.pinterest.com/pin/348325352405114426/ https://br.pinterest.com/pin/557109416386783653/ https://br.pinterest.com/pin/450852612677638432/ https://br.pinterest.com/pin/234890936793392078/ https://br.pinterest.com/pin/132574782758026307/ https://br.pinterest.com/pin/365143482264941224/ https://br.pinterest.com/pin/493566440387719242/ https://br.pinterest.com/pin/52495151882966866/ https://br.pinterest.com/pin/71142869092246586/

Leave a Reply

Contatos

+55 31 99175 9712 (w/ whatsapp)
+55 31 98491 5801

contato@impelizieri.arq.br

Impelizieri Arquitetura ® . Todos os direitos reservados.