O tema da semana é LAVABO. Sim, vamos falar destes pequeninos, porém indispensáveis, e você irá se surpreender com a infinidade de estilos, opções, abordagens, que eles podem oferecer.
Fica comigo que vou te ajudar a abrir a mente e enxerga-los com novos olhos.
O lavabo nada mais é do que um pequeno banheiro social, onde há apenas o vaso e a pia, sem chuveiro ou banheira. Em alguns casos a pia é colocada de forma externa ao lavabo em si, para facilitar o uso, ou mesmo devido ao espaço limitado. Esse pequeno banheiro é um apoio para a área social e evita a circulação de pessoas pela área íntima da casa, deixando a privacidade dos moradores segura.
Por serem pequeninos, os lavabos muitas vezes são esquecidos na hora de se decorar a casa, o que é uma pena, pois é um espaço ótimo para se trabalhar pois as possibilidades são infinitas.
Separei alguns projetos que eu acredito que ilustram bem a versatilidade destes espaços, bem como o resultado final das diferentes abordagens. Resolvi classificá-los de forma descontraída para melhor exemplificar, vamos lá:
Alternativo
São os casos de lavabos realmente alternativos, onde se aproveita ao máximo o que se tem em casa, seja sem uso ou antigo, para criar espaços super criativos e originais.
É possível utilizar elementos que não estão ligados a banheiros, como bicicletas e tambores velhos, para incorporar mais personalidade ao espaço.
Clássico
Uma decoração clássica utiliza elementos como o arabesco em papeis de parede, louças e metais com detalhes, o uso de tons de dourado e ouro envelhecido, elementos de decoração mais rebuscados como espelhos com molduras marcantes e toalhas bem trabalhadas.
Clean
Só para esclarecer, clean não quer dizer necessariamente branco. Traços limpos e contínuos, menor quantidade de informação no ambiente, harmonia entre os elementos, isto se caracteriza como clean.
A decoração como um todo se caracteriza pela junção de elementos, não necessariamente do mesmo estilo, mas ao final, algo se sobressai no todo, o que gera a característica marcante.
E de forma alguma, espaços mais limpos e com menos informação são chatos ou monótonos, pode haver muita personalidade e estilo.
Elegante
Os lavabos elegantes são menos descontraídos e mais sóbrios, com materiais de melhor qualidade, sóbrios e charmosos.
Moderno
Lavabos modernos se ao meu ver se assemelham a espaços clean, pois o uso de elementos mais geométricos, linhas limpas e bem marcadas também são presentes.
Aqui, a escolha dos materiais é importante, pois utiliza novas tendências ou mesmo proporciona novo uso a materiais inusitados.
Ousado
Essa decoração é mais jovial e para as pessoas de personalidade forte, pois o uso de cores fortes, estampas marcantes e elementos vibrantes são a o ponto forte.
Rústico
Uma decoração amis rústica utiliza de elementos naturais como madeira e pedras, criando ambientes aconchegantes e muitas vezes modernos. Peças de madeira maciça dão charme à decoração por serem imponentes.
Ladrilhos e outros elementos ligados a casas de campos e fazenda também dão charme ao espaço.
Vendo todas essas possibilidades, fica até difícil escolher que caminho seguir. E é aí que está a graça da decoração, pois ela é o fruto de muitos fatores combinados, entre eles: espaço disponível, iluminação, escolha de materiais, gosto, estilo, o que gera resultados diferentes e autênticos. Sendo assim, com certeza o resultado será incrível e você vai amar.
Agora que você já sabe do que o seu lavabo é capaz, o que está esperando???
E então, gostou das dicas? Não deixe de colocar em prática e tenha uma ótima reforma.
Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.
*Fontes:
recyclart.org; revistacasaejardim.globo.com; decoracaotop.blogspot.com.br; homify.com.br; mundodastribos.com; revistasuacasa.arq.br; www.blogmida.com.br; gazetadopovo.com.br; lifeschic.com; casa.abril.com.br; lopes.com.br/blog; decorfacil.com; nogaempreendimentos.com.br/blog; emmeinteriores.com.br; gazetadopovo.com.br; limaonagua.com.br; decorarst.com; arianelimaarquitetura.com.br