Cozinha Integrada

By February 12, 2016 Dicas No Comments

O tema da semana é COZINHA!!! Vamos falar de cozinhas integradas, explorar o assunto e tirar todas as suas dúvidas.

Fica comigo que vou te dar dicas preciosas de como ter uma cozinha integrada incrível.

A cozinha é mais do que um espaço de preparação de refeições, se tornou um espaço de permanência, onde recebemos os familiares e amigos e, onde batemos aquele bate papo informal delicioso. Sendo assim, nada mais justo do que investir nesse espaço ou mesmo integrá-lo à parte social da casa, que ela já pertence.

Deste modo a parte social da casa fica maior e ainda mais acolhedora para receber. Sem contar que aquela sensação de estar isolada das visitas ao preparar a refeição ou aperitivos na cozinha também irá sumir. Na verdade, a função de preparação se torna muito mais prazerosa e até faz mesmo parte do evento de receber, sendo um atrativo a mais, onde os convidados apreciam a preparação, aprendem e podem te ajudar. Ótimo!

Mais Espaço

Cozinha-Integrada

As cozinhas integradas oferecem espaços mais amplos e confortáveis para se trabalhar, sendo mais claras, abertas e arejadas, já que não são completamente fechadas nos quatro lados. Na verdade, apenas esse aspecto já melhora e muito a percepção do espaço o tornando mais agradável. Você pode perder um pouco de área de armário, isso é verdade, mas vai ganhar em outros aspectos tão importantes quanto. Além do que, você pode abusar de prateleiras, nichos e mesmo o espaço abaixo da bandada, fica ótimo e atende super bem. A cozinha pode ser integrada com a sala de estar, a copa, a sala de jantar,a varanda ou outros ambientes menos comuns, como salão de jogos e quartos.

Cozinha-Ilha4

Importantíssimo sempre avaliar a estrutura da edificação antes de derrubar qualquer parede, pois qualquer erro nesta hora pode custar muito, e não queremos nenhum tipo de acidente. Sendo assim, procure sempre uma ajuda profissional e tenha a consciência tranquila para dar continuidade ao seu sonho.

Maior Interação

Cozinha-Integrada3

Esses tipos de cozinha proporcionam uma maior interação entre as pessoas dentro do ambiente, pois mesmo que se tenha que preparar um aperitivo ou refeição, o morador ainda consegue conversar com quem estiver na sala, sejam todos moradores ou visitas. Isto pode parecer uma coisa boba, mas faz muita diferença na convivência, pois não há aquele sentimento de exclusão ou mesmo negativo com relação aos afazeres domésticos. Na verdade, há uma maior aproximação, pois tendo espaço e conforto para todos, é possível colaborar e aproveitar junto.

Cozinha-Integrada2

Nos projetos de cozinha, eu sempre procuro evitar colocar os equipamentos de maior permanência, como fogão e pia, de frente para parede, pois é muito ruim ter de ficar olhando para a parede todo o tempo. Ninguém quer ficar de castigo né. O ideal é sempre colocar de frente para uma janela ou nos casos de cozinhas integradas, colocar na ilha e bancadas voltadas para a parte social. Nos casos em que isto não é possível, ao menos colocar esses equipamentos em uma parede lateral ao acesso, não de fundo, já irá melhorar. Queremos que as experiências em nossa casa sejam prazerosas, pois devemos aproveitar nossa casa todos os dias.

 Cozinha em Ilha

Cozinha-Ilha3

As cozinhas com ilha são um charme e proporcionam maior integração entre os anfitriões e os convidados por estar em local estratégico, no meio de tudo.  Por ser o ponto central da área social, esta deve ser caprichada, nela você pode mostrar todo o seu bom gosto e estilo, além de ter a função de ser muito prática e funcional. Serve como balcão para os convidados e apoio para lanches rápidos, além de marcar a divisão dos espaços de forma muito mais leve e sutil que uma parede ou meia parede, nos casos de cozinha americana.

Cozinha-Ilha

Cozinha-Ilha2

No entanto, nem tudo são flores, há alguns pontos que devem ser levados em consideração para que a sua cozinha saia perfeita com o mínimo de dor de cabeça, principalmente se você irá reformar uma cozinha existente. Primeiro: esse tipo de cozinha demanda maior espaço, pois a ilha estará envolta de espaço de circulação com dimensão mínima para que se possa circular e utilizar os equipamentos como, forno, geladeira, gavetas e armários, com conforto. Então, certifique-se de que essa opção é válida para o espaço que possui. Segundo: nos casos de reforma, lembrar que o piso provavelmente deverá ser trocado, tanto por conta da parede que irá sair, como para a passagem das tubulações de água, esgoto, gás e/ou elétrica a fim de atender os equipamentos nela instalados. Terceiro: sempre bom colocar um depurador ou coifa para retirada da gordura e cheiro provenientes do uso, uma vez que o espaço estará aberto para a sala e restante da casa.

Cozinha Americana

Cozinha-Americana

A cozinha americana é uma ótima opção para quem quer reformar de forma mais simples, sem ter de mexer muito no piso e tubulações. Neste caso a parede é demolida de forma parcial, o que diminui os gastos, pois não há necessidade de arrumar o piso, já que a parte inferior da parece irá permanecer. Há também a possibilidade de se manter os equipamentos e tubulações no local original, apenas mudando os seus modelos, o que diminui o quebra-quebra e agiliza a mudança.

Cozinha-Americana2

Cozinha-Americana3

A cozinha americana também garante maior conforto na cozinha e integração entre os ambientes, no entanto, esta é mais adaptável que a cozinha com ilha, pois consegue funcionar em ambientes menores, pois demanda menos espaço de circulação. Muito prática!

Reversível

Cozinha-Fechamento

Cozinha-Fechamento2

Para os que ainda estão inseguros quanto a ter uma cozinha integrada, uma ótima opção é a utilização de fechamentos com painel ou vidro. Estes dão a possibilidade de se abrir tudo e integrar os ambientes ou de manter fechado, segundo a sua necessidade. Os fechamentos ainda podem ser personalizados deixando o espaço bem descontraído, sejam com cores, materiais, imagens, efeitos ou texturas. A criatividade aqui é não tem limite e os resultados são incríveis.

Cozinha-Fechamento3

Agora que você já sabe tudo sobre cozinha integrada, vai dar um jeito naquela sua cozinha fechada e pequena???

E então, gostou das dicas? Não deixe de colocar em prática e tenha uma ótima reforma. 

Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.

 

*Fontes:

ateliedearquitetura.com; casadevalentina.com.br; cozinhas.com.pt; vermaisdesign.com.br; jeito41.rssing.com; 1.bp.blogspot.com; decorfacil.com; cliquetando.xpg.uol.com.br; decorsalteado.com; aleguastapaglia.com.br

Leave a Reply

Contatos

+55 31 99175 9712 (w/ whatsapp)
+55 31 98491 5801

contato@impelizieri.arq.br

Impelizieri Arquitetura ® . Todos os direitos reservados.