Área de Serviço Pequena

By February 5, 2016 Dicas No Comments

A dica da semana é para a Área de Serviço Pequeninas.

Fica comigo que vou te dar dicas de como aproveitar cada cantinho.

A área de serviço é um espaço essencial em nossas vidas, sejam em casas ou apartamentos. Mas quando o espaço reservado pra ela é pequeno demais é um problema. Como fazer funcionar??? Como caber tudo???

Pois é, complicado, mas vou te mostrar alguns truques para aproveitar melhor o espaço que você tem e fazer com que seja funcional, prático e charmoso.

Quando o espaço é muito estreito, onde só cabe uma máquina e um tanque, como que faz?

Então, vamos aproveitar esse espaço não só com estes 2 elementos. Vamos além. Primeiro de tudo, tenha em mente a sua NECESSIDADE, o que você precisa ter no espaço para que ele FUNCIONE PARA VOCÊ, o que não é essencial, pode ser removido e abrir espaço para o que de fato é importante.

Escolha da Máquina

Area-de-Servico-Maquina

Hoje existem máquinas com abertura superior e frontal, esta última é mais adequada, pois você ganha mais área de apoio na bancada. Se a máquina lavar e secar melhor ainda, pois você fica com esta opção, mesmo que não utilize sempre. No entanto, fique atenta para a abertura da máquina, sentido e tamanho necessário para você abrir, manusear e circular.

Tanque

Area-de-Servico-Tanque

Quanto ao Tanque, se o espaço disponível for realmente limitado, pense na possibilidade de colocar um tampo que feche esta abertura enquanto não estiver sendo usado, seja de madeira, acrílico, pedra, etc. Esta medida além de liberar mais área de bancada, esconde o tanque e dá mais harmonia ao espaço.

Armários Funcionais

Area-de-Servico-Armarios

Na área se serviço é legal ter espaço para guardar roupa suja que será lavada, passar a roupa, guardar a roupa limpa, guardar produtos de limpeza, vassouras, entre outros. Armários fechados são ótimos para manter a organização e deixar o ambiente mais limpo e leve. Abaixo do tanque é o local ideal para se guardar baldes e outros equipamentos que ocupam mais espaço.

Area-de-Servico

No entanto, alguns itens de uso contínuo devem estar em locais de fácil acesso, podendo estar em prateleiras e nichos acima da bancada.

A tábua de passar roupa pode ser substituída por um espaço na bancada ou ser embutida no armário de forma retrátil. Assim, quando não estiver sendo usado não precisa ser vista.

Varal

Area-de-Servico-Varal

Esse item é bem complicado, pois não tem como ficar bonito. Varal é feio. Mas tem como ser prático e discreto. O varal de teto é aconselhável em quase todos os casos, por ser mais prático, durável e não comprometer a circulação. No entanto, se a sua frequência de uso é reduzida, como nos casos de apenas um morador, o varal retrátil pode ser uma boa opção, por ser mais discreto. Agora, nos casos onde a altura do ambiente, o pé direito, é muito baixo, ai é necessário optar pelo varal de piso, aquele móvel, mas tenha certeza de que há espaço para colocar a roupa e circular.

Para sair um pouquinho desta opção de varal, você pode optar por colocar apenas um cabideiro, para pendurar as roupas com um cabide.

Fechamento

Area-de-Servico-Fechamento

Quando se tem uma área de serviço integrada com a cozinha, pode-se dividir os espaços ou não. Se você optar pela divisão, o aconselhável para se utilizar como divisória é vidro ou painel, pois devido à menor espessura, você consegue ganhar espaço.

Area-de-Servico-Fechamento2

O mesmo vale se a área de serviço está a frente ou ao fundo da cozinha, ou mesmo de outro ambiente, você pode fazer o seu fechamento com portas de vidro ou painel, isolando totalmente o ambiente. Para descontrair você pode personalizar esse painel com uma imagem, cor ou estampa que agrade. É uma opção que fica muito legal.

Enfim, nesse sentido temos que tirar o chapéu para os europeus. Eles conseguem aproveitar de forma espetacular espaços minúsculos, o que não é diferente nos casos de áreas de serviço. Aos poucos vamos nos adaptando a este novo conceito de espaços flexíveis e adaptáveis.

E então, gostou das dicas? Não deixe de colocar em prática e tenha uma ótima reforma.

Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos. Fica comigo que na próxima semana tem mais dicas.

*Fontes:

luzedesign.blogspot.com.br; blog.construmarques.com.br; cozimoveis.com.br; simplesdecoracao.com.br; decorsalteado.com; decorfacil.com

Leave a Reply

Contatos

+55 31 99175 9712 (w/ whatsapp)
+55 31 98491 5801

contato@impelizieri.arq.br

Impelizieri Arquitetura ® . Todos os direitos reservados.