5 dicas para reformar apartamentos pequenos

By December 1, 2015 Dicas No Comments

Se você mora em um apartamento pequeno? E acha que não tem como torná-lo maior.

Calma, fica tranquila pois não é bem assim. Você te contar umas dicas imperdíveis vão ajudar.

É possível sim, com algumas melhorias, tornar os seus espaços maiores, seja para receber melhor os amigos ou para o dia a dia.  Fica comigo que vou te contar 5 dicas imperdíveis para aumentar o seu AP. São dicas simples, que você não precisa gastar muito, mas que vão dar um UP.

Confira as dicas.

Cores Claras

A primeiríssima dica é sobre o uso de cores claras, tanto para paredes como para o mobiliário. As cores claras dão maior amplidão ao ambiente, pois refletem melhor a luz, o que gera a sensação de o espaço ser maior do que realmente é. As cores claras incluem os tons pastel, cores neutras e, claro, o branco. Uma dica com relação ao branco, é usar o Branco Neve, que é mais quente e dá maior aconchego ao ambiente, do que o Branco Gelo, que é mais azulado e frio.

Os tons mais claros nas paredes são uma opção mais flexível para a sua decoração, pois você pode brincar com objetos, acessórios e até mesmo mobiliário coloridos, o que dá um toque muito descontraído ao espaço. Você pode mudar a cara do ambiente apenas com a troca da roupa de cama, almofadas, tapetes, luminárias, etc.

cores-claras2

cores-claras1

Espelhos

A segunda dica é o uso de espelho. O espelho além de aumentar o espaço por meio de sua duplicação, ele melhora a iluminação por refletir mais luz. Como dito na dica 1, ambientes mais claros dão a sensação de serem maiores. Eu gosto muito de colocar espelho do piso ao teto em alguns espaços, como nos armários de quarto ou mesmo em sala. No entanto, vale sempre lembrar para não utilizar espelho onde a luz do Sol bate diretamente para evitar ofuscamentos e o desconforto ao usar o ambiente.

espelho1

espelhos23

 Iluminação

A terceira dica é para a iluminação. Quando a iluminação de um ambiente é bem pensada e o valoriza, você tem resultados incríveis. Para maximizar a sensação de amplidão do espaço, o mais indicado é o uso de iluminação embutida no gesso, usando apenas algumas luminárias, como pendentes ou abajures, como pontes de destaque para dar um charme.

iluminação1

iluminação3

A iluminação natural também é importante para qualquer espaço, caso você tenha uma varanda ou uma janela grande, valorize ela com cortinas claras e leves que deixam passar a luz, como as cortinas voil.

iluminação2

Aproveitar os Espaços

A quarta dica diz respeito ao aproveitamento dos espaços. Todos nós sabemos a falta que faz ter espaços para guardar tudo, ainda mais em ambientes ou apartamentos pequenos. Essa dica é para aproveitar bem cada cantinho. Espaços “mortos” como embaixo da escada, podem ter muitas utilidades.

aproveitando-espaços2

aproveitando-espaços1

Nos quartos, por exemplo, camas com gaveteiro embaixo, seja de solteiro ou de casal, é uma ótima opção, pois pode guardar tanto sapatos como travesseiros, cobertor, etc.

aproveitando-espaços3

aproveitando-espaços8

Nos banheiros, caso o armarinho embaixo da pia não consiga te atender, uma opção é o uso de prateleiras ou nichos nas paredes.

aproveitando-espaços45

De um modo geral, mobiliários que tenham mais de uma função são de muito úteis, pois variam não só o uso do espaço, como alguns ainda oferecem espaços extras. Uma outra dica é com relação às proporções. É muito importante saber usar o mobiliário adequado para cada espaço. Por exemplo, em uma sala de tv pequena, não adianta querer colocar um sofá grande, pois além de ocupar grande parte da sala, estará contribuindo para que o ambiente se torne ainda menor.

Espaços Integrados

A quinta e última dica é sobre ambientes integrados. Essa dica é para quem está mais animado e quer encarar uma obrinha e jogar umas paredes no chão. Ambientes integrados dão a sensação de serem maiores por não estarem totalmente delimitados por paredes e, assim, acabam se misturando. A parte social é onde vemos maior necessidade e uso de espaços integrados, com a cozinha e salas.

espaço-integrado3

espaço-integrado1

Embora, ainda menos comum, em suítes é possível integrar o banho com a parte íntima.

espaço-integrado2

E então, gostou das dicas? Não deixe de colocar em prática estas dicas e tenha ambientes mais acolhedores e espaçosos.

Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos. Fica comigo que na próxima semana tem mais dicas.

Leave a Reply

Contatos

+55 31 99175 9712 (w/ whatsapp)
+55 31 98491 5801

contato@impelizieri.arq.br

Impelizieri Arquitetura ® . Todos os direitos reservados.