5 Dicas para Modernizar seus Móveis

Quer dar uma modernizada em sua casa sem gastar muito?

Fica comigo que vou te contar 5 dicas imperdíveis para dar “cara nova” aos móveis que você já tem.

O mundo hoje está acelerado em todos os sentidos. Nós percebemos a mudança rápida em nossas percepções e necessidades diárias. Em nossa casa não é diferente, é aquela TV, Revestimento ou Mobiliário que fica ultrapassado, ainda mais vendo as novidades e tendências de cada ano.

Ou mesmo quando mudamos, seja de casa ou escritório, temos sempre aquela dúvida: “Será que dá pra aproveitar algum móvel?” A resposta é SIM!!! Não só é possível, como é uma ótima opção para diminuir os gastos, sem comprometer o bom gosto.

Há alguns anos vemos na decoração peças antigas voltando como uma tendência “VINTAGE”. A utilização abrange tanto o mobiliário clássico como cômoda, mesa, escrivaninha até os eletrodomésticos, como geladeira e fogão. Em alguns casos, os eletrodomésticos sofrem uma alteração no uso devido a desgastes da idade.

Há também a tendência “retrô”, que são artigos novos que remetem ao passado, mas este assunto fica para um próximo post.

Agora, vamos às dicas para modernizar o “ultrapassado”:

1. Pintar

Pintura-Cadeiras

Pintar é uma ótima opção para móveis de madeira ou metálicos, que são materiais que aceitam bem a pintura. As cores fortes são muito utilizadas quando se quer dar destaque à peça renovada, que fica com muito estilo e descontraem o ambiente.

Pintura-Comoda

Se quiser economizar ainda mais, você mesmo pode colocar a mão na massa, mas não se esqueça de passar um verniz ou selador ao final.

2. Adesivar

Adesivo-Armario

A opção de adesivar eu acho ótima para eletrodomésticos, principalmente geladeiras. O adesivo, liso ou estampado, dá cara nova ao eletrodoméstico, de modo não definitivo e mais barato. Você pode dar uma cor e estilo àquela sua geladeira velha e sem graça, ou mesmo colocar a foto de um ídolo, referencia ao seu esporte favorito, entre outros. Enfim, use sua imaginação e gosto.

Adesivo-Geladeira

Nesse caso eu aconselho a fazer você mesmo apenas nos seguintes casos: superfícies lisas e adesivos lisos ou estampas uniformes. No demais casos, como estampas e imagens maiores, o auxílio de um profissional é essencial para se alcançar o resultado desejado.

3. Revestir

Revestir-Comoda

Revestir-Cabeceira

Outra opção é revestir com tecido ou com  papel de parede. É muito utilizado em móveis de madeira devido à sua superfície porosa e melhor aderência. O efeito fica incrível, porém é bom lembrar que tecido é mais chato de limpar, então, o indicado é dar um acabamento impermeabilizante e evitar espaços de maior umidade.

4. Adaptar

Adaptar-Armario

Essa opção está relacionada às uma mudanças de acabamento um pouco mais dispendiosa, que podem necessitar o auxílio de um profissional.

Sabe aquele armário de cozinha ótimo, funcional, que cabe tudo o que precisa, mas que tem uma aparência feia e ultrapassada? Então, você pode mudar apenas parte externa, como as portas e nichos, tirando aquela madeira pesada e antiquadas e colocando portas de vidro, mais leves e modernas. Apenas essa pequena mudança já vai dar outra cara à cozinha, sem envolver quebra-quebra.

Adaptar-Comoda

Pequenas mudanças como trocar de maçanetas e puxadores dá um toque super pessoal ao móvel a ao ambiente.

5. Explorar Novos Usos

NovosUsos-Geladeira

NovosUsos-Telha

Essa opção está mais relacionada à mudança quanto ao tipo de uso do móvel ou objeto. Neste caso, não há muito certo ou errado, ou objetos específicos que podem ser utilizados. A sua criatividade em conjunto com necessidade, oferta e estilo é que vão ditar as regras.

NovosUsos-Porta

No entanto, o bom gosto deve ser sempre um bom mediador, não queremos algo que não se enquadre no ambiente.

E então, finalmente vai dar um jeito naquela cômoda velha???

 

E então, gostou das dicas?

Não deixe de colocar em prática e tenha uma ótima reforma.

Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.

 

*Fontes:

diycore.com.br;

oglobo.globo.com;

aepatrimonio.wordpress.com;

284brasil.com.br/blog;

apaulasm.blogspot.com.br;

blogdedecorar.blogspot.com.br;

altenburg.com.br;

westwing.com.br;

bemparana.com.br;

www.elisavasconcelos.com.br

Contatos

+55 31 99175 9712 (w/ whatsapp)
+55 31 98491 5801

Av. Engenheiro Carlos Goulart, 24, 6º andar, Buritis – BH/MG

contato@impelizieri.arq.br

Impelizieri Arquitetura ® . Todos os direitos reservados.